Um balanço realizado pela Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento de Sorriso aponta que neste mês de abril a Unidade de Pronto Atendimento 24 horas (UPA) contabilizou 10.549 atendimentos.

Os dados apontam ainda que o número de atendimentos deste ano vem aumentando todos os meses. Em janeiro foram realizados 8.298 atendimentos, uma queda no mês de fevereiro com  7.796, atendimentos e em março sobe de novo e chega 9.861, já em abril foram realizados 10.549 atendimentos. Este último é o maior número de acolhimento desde a abertura da UPA em 2012.

O corpo clínico da unidade é composto por três médicos por período, além de um médico ortopedista. São quatro equipes de enfermagem, (cada equipe tem dois enfermeiros), sete técnicos de enfermagem, um farmacêutico, quatro técnicos em  radiologia, uma assistente social e cinco motoristas.

“Nós temos todos os dias, trabalhando 24h, três equipes médicas para atender a demanda. A unidade é para atendimento urgência e emergência, precisamos sempre lembrar isso, pois temos as 26 unidades de saúde com equipe preparada para atender os casos não urgentes,” explicou o diretor administrativo, Alexsandro Roberto Pinheiro.

Segundo o secretário de Saúde e Saneamento Luis Fábio Marchioro, a Administração  já tem projeto para a construção de uma policlínica para diminuir o atendimento da UPA.

“Nós temos hoje a unidade de atendimento em horário estendido, conhecida como “Upinha”, que atende até às 23 horas, de segunda-feira a sexta-feira, que fica na região leste e nos fins de semana e feriados prolongados, convocamos um quarto médico para compor a equipe da UPA 24h, mas não tem sido suficiente. Estamos com projeto em andamento para construção de uma policlínica na região Leste, que será construído através de um financiamento que a Prefeitura fez. Deveremos dar inicio a construção nos próximos meses e com isso acreditamos que vamos desafogar a UPA e facilitar o acesso a saúde para os moradores daquela região”, afirmou o secretário.

 *Como funciona o atendimento na UPA*

A unidade segue o protocolo de Manchester, que é determinado pelo Ministério da Saúde, que organiza o sistema de triagem baseado em cinco cores: vermelho, laranja, amarelo, verde e azul.

Vermelho (emergência): neste caso o paciente necessita de atendimento imediato.

Laranja (muito urgente): o paciente necessita de atendimento o mais rápido possível.

Amarelo (urgente): neste caso o paciente necessita de avaliação, o caso não é considerado emergência, e o paciente já têm condições de aguardar o atendimento.

Verde (pouco urgente): Casos pouco graves, que podem inclusive serem tratados na unidade de saúde.

Azul (não urgente): Casos de baixa complexidade, o paciente deve ser tratado na unidade de saúde.

Assessoria

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