Mesmo com a pandemia causada pelo novo SARS-COV-2 e com a necessidade de focar  esforços no enfrentamento à pandemia, a Secretaria de Saúde e Saneamento de Sorriso não deixou de atender as demandas da população. Exemplo disso são os dados relativos ao período: 75.718 mil exames entre solicitações laboratoriais e de imagem foram disponibilizados à população. Além disso, o município também adquiriu 340.325 itens laboratoriais utilizados em atendimentos. Somados os valores, foram investidos mais de R$ 6.235.962,30 de recursos municipais na saúde pública em 2020.

Conforme o relatório da Secretaria de Saúde e Saneamento, do total de exames liberados 1.146 referem-se à exames de otorrinolaringo, que realiza o teste da orelhinha, audiometria e logoaudiometria. Também foram realizados 15.743 exames de ultrassonografias, radiografias, escanometria, densitometria, mamografia e tomografia. Essas solicitações foram realizadas diretamente pelas 25 Unidades de Saúde da Família que atendem o município.

Já a Unidade de Pronto Atendimento Sara Akemi Ichicava realizou 24.495 exames laboratoriais de urgência e emergência. A UPA também foi responsável pela realização de 17.536 radiografias de urgência e emergência. No período de julho a dezembro de 2020, o Hospital de Campanha Municipal, realizou 8.942 exames laboratoriais para Covid-19 e 2.154 radiografias.

Além disso, 5.702 procedimentos foram adquiridos através do Consórcio Público de Saúde do Vale do Teles Pires. São procedimentos como exames de Holter, endoscopia, eletroencefalograma, cintolografias, colonoscopia, tomografia e outros.

“Além da liberação de todos esses exames, também adquirimos material para que pudéssemos realizá-los; são mais de 340 mil itens de uso laboratorial”, explica Marchioro. “Nossa preocupação, mesmo diante do momento conturbado que enfrentávamos com a pandemia, sempre foi não deixar a população desassistida, a pesar do atendimento especializado não ser de competência do município; mas sabemos das dificuldades do Estado e assumimos aquilo que é possível ao município”, destaca o secretário.

Marchioro pontua que o enfrentamento à pandemia também exigiu esforços e investimentos do município, “mas, concomitante a isso precisamos lembrar que as outras enfermidades também continuam ocorrendo. Então, nossa meta sempre foi garantir a segurança de atendimento ao nosso munícipe”, acrescenta.

Autor: Assessoria de Imprensa

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here