Golpes que oferecem falsos empréstimos de dinheiro para usuários do WhatsApp cresceram 194% nos últimos dois anos em todo o Brasil. Segundo levantamento da empresa Reclame Aqui, de janeiro a setembro de 2019, foram 683 denúncias, uma média de 2,5 por dia. No mesmo período de 2017, houve 232 reclamações. Em 2018, a página compilou 519 casos (veja ao final os números anuais totais).
O modo de operação dos golpistas é quase sempre parecido. Eles enviam mensagens aleatórias, oferecendo valores vultuosos, de forma rápida e com taxas mais baixas que as de mercado. Para concretizar o crime, os bandidos solicitam pagamentos antecipados de taxas, como Imposto de Operação Financeira (IOF).
Para não correr risco de cair em golpes, as dicas de especialistas são nunca clicar em links suspeitos e desconfiar de ofertas tentadoras. Em muitos casos, os erros de português também denunciam a aplicação dos crimes. Outro indicativo que merece suspeita é quando uma empresa com a qual o usuário nunca teve relacionamento aparecer dizendo que seu crédito está aprovado.
Confira abaixo as reclamações ano a ano.
- 2017: 350;
- 2018: 692;
- 2019: 683 (até setembro).
Por Sérgio Quintella / Veja SP