Um podcaster britânico encontrou os restos abandonados de uma nave espacial da antiga União Soviética, que estavam em um deserto.
Greg Abandoned avistou o ônibus aéreo soviético enquanto vasculhava a região, junto com um amigo, informou o jornal The Sun, no domingo (23).
Chamado de Ptichka, que significa “pequeno pássaro” em russo, a extensa nave espacial é avaliada em 189 milhões de libras, o equivalente a R$ 1,1 bilhão, e foi abandonada após uma missão fracassada.
Atualmente, o veículo está com a estrutura comprometida, com boa parte enferrujando, segundo o explorador.
O britânico preferiu não divulgar a localização de seus achados extraordinários, com objetivo de protegê-los, mas segundo o jornal, ele teria sido localizado próximo ao Cazaquistão, ainda em 2019 e fez parte de um especial sobre objetos espaciais escondidos publicado no fim do ano passado.
“Descobri os ônibus pela primeira vez em um artigo que encontrei online e não conseguia compreender que os ônibus que custaram milhões de dólares estavam abandonados e enferrujando. Há algo sobre o espaço que sempre me fascinou. Este foi o melhor lugar para eu viajar, é o sonho de todo explorador ver isso por si mesmo”, disse Greg ao jornal Mirror.
Greg também registrou um foguete de 58 metros de altura, o descrevendo como “monstro”, que também fez parte do programa espacial da União Soviética, em que uma quantia exorbitante de dinheiro foi investida, para concorrer com os Estados Unidos, na corrida espacial entre as décadas de 1950 e 1970.
Autor: UOL