Pesquisa do Instituto Gazeta Dados encomendada pelo jornal A Gazeta para medir a intenção de votos nas eleições municipais de Lucas do Rio Verde (a 334 km ao norte de Cuiabá), na modalidade estimulada -quando uma lista de candidatos é apresentada ao entrevistado -, aponta para a reeleição do atual prefeito, Luiz Binotti (PSD) com 51,61% dos votos válidos.

Levando-se em consideração a margem de erro que é 3 pontos percentuais para mais ou para menos, Binotti está entre 54,61% e 48,61%. Votos válidos são os percentuais usados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE/MT) para declarar um candidato eleito. Nesta simulação, são retirados os índices de brancos e nulos e os de não sabe e/ou não respondeu.

Na primeira rodada de pesquisa em Lucas, o empresário Miguel Vaz (Cidadania) aparece no segundo lugar com 38,71% dos votos válidos. Pela margem de erro está entre 41,71% e 35,71%. Em terceiro surge Mano da Saúde (Pros) com 8,06%, seguido por Cláudio Senna (Pode) com 1,62%. Brancos e nulos somam 4%. Os que não souberam ou não quiserem responder totalizam 34%, na amostragem estimulada.

Já na modalidade espontânea – quando uma pergunta é feita aos entrevistados e não é dada nenhuma alternativa para resposta -, Binotti é o mais lembrado com 31%, 11 pontos percentuais à frente do segundo colocado, Miguel Vaz, lembrado por 20% dos entrevistados. Mano da Saúde vem em terceiro com 4% e Cláudio Senna com 1%. Brancos e nulos chegam a 4% e não sabem ou não quiserem responder sobem para 40%.

Rejeição

Em relação à rejeição dos candidatos de Lucas, 29% dos entrevistados declararam que não votariam de jeito nenhum em Luiz Binotti. Na sequência vem Mano da Saúde com 27%, acompanhado de Cláudio Senna com 24% e Miguel Vaz com 20%.

Administração

O Gazeta Dados também perguntou aos eleitores se eles querem mudança na forma de administrar a cidade. Para 42%, o novo prefeito deve alterar a gestão do município, mas dando continuidade às principais ações. Uma parcela de 28% dos entrevistados prefere a continuidade na forma como Lucas do Rio Verde está sendo administrada, enquanto 22% gostaria de mudanças para o próximo ano. Oito por cento do eleitorado preferiu não responder ou não soube o que dizer.

Vereadores

Em uma simulação de pesquisa espontânea para a Câmara de Vereadores de Lucas do Rio Verde, o Gazeta Dados aponta para uma renovação de pelo menos 40% dos parlamentares. É necessário lembrar que este resultado pode não representar a realidade, uma vez que não se trata de uma amostragem com validade científica. Na lista obtida pelos pesquisadores do instituto, os nomes mais lembrados são de Zulu, Kassiano Souza, Paulo Nunes, Francisco e Marcos Aurélio.

Já entre os atuais vereadores, o mais bem colocado é Marcos Paulista, que aparece em sexto lugar. Fernando Pael, Dr. Jayme Floriano, Dr. Wagner Godoy e Márcia Pelicioli vêm logo atrás. Outro que pontuou é o delegado Wlad Mesquita. Mais 52 nomes também foram lembrados pelos entrevistados. A pesquisa foi realizada com 400 moradores entre os dias 10 e 11 de outubro, em 26 bairros da cidade. O intervalo de confiança é de 95%. Ou seja, se fossem realizadas 100 pesquisas, em 95 delas os resultados estariam iguais a este, dentro da margem de erro estipulada, que é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral com o número MT-07290/2020.

Autor: A Gazeta

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here