O novo modelo de carteira de identidade traz um erro em um dos símbolos para pessoas com deficiência. A imagem que aparece no decreto que criou o novo RG para identificar que o cidadão é um deficiente auditivo, com duas mãos aproximadas, é na verdade o símbolo da Língua de Sinais – Libras. O símbolo internacional da deficiência auditiva, que deveria ser usado, é uma orelha com uma faixa diagonal.

A nova carteira de identidade foi aprovada por um decreto assinado pelo presidente Michel Temer (MDB) em Fevereiro de 2018, já está sendo aplicada em nove estados, que são responsáveis pela confecção e emissão do documento. Ela permite inserir dados de outros documentos como título de eleitor, CPF, carteira de trabalho, número da carteira de habilitação e, no caso dos deficientes, um dos símbolos indicadores de sua deficiência.

O símbolo de deficiência auditiva, por exemplo, só aparece no documento de quem solicitou este tipo de identificação.

Em São Paulo, a emissão do novo RG começou nesta terça-feira (20) já com o símbolo correto para os surdos, segundo diretor Instituto de Identificação Ricardo Gumbledon Daunt (IIRGD), órgão vinculado à Secretaria de Segurança Pública que emite a carteira de identidade para o estado.

Por G1 notícias.

4 COMMENTS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here