Em MT foram produzidas cerca de 1,8 milhão de toneladas de pluma de algodão — Foto: Reprodução/TVCA

A qualidade do algodão produzido em Mato Grosso foi destaque em um congresso nacional, realizado em Goiânia (GO). O estado é responsável por 30% da produção nacional, são cerca de 1,8 milhão de toneladas da pluma.

A produção estadual está terminando de ser colhida e é a maior do país. Seguida pela produção da Bahia, Minas Gerais e Goiás. Em nível nacional, a plantação de algodão ocupa 1,6 milhão de hectares, onde foram produzidas 2,8 milhões de toneladas.

Esta é considerada uma safra recorde em todo país, que também é o maior exportador mundial. Cerca de 2 mil toneladas de pluma devem ser exportadas este ano.

Mato Grosso é o maior produtor de algodão do país — Foto: Gecom-MT/Divulgação

No congresso, produtores do estado e representantes da Associação Mato-grossense de Produtores de Algodão (Ampa) estiveram no evento. Lá, tiveram a oportunidade de conhecer novas tecnologias, equipamentos e compradores.

De acordo com o produtor rural Alex Utida, este o momento do estado aproveitar as oportunidades e expandir o mercado. Apesar dos preços estarem em queda nos últimos meses, ele diz que é o tempo propício para novos negócios.

“Penso que este seja o momento para aproveitarmos as oportunidades, abrirmos novos mercados e expandirmos os negócios. Avançar e recuar faz parte do sistema de produção, mas o acho que o momento é de avançar”, comentou.

Por G1 MT

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here