A Secretaria de Saúde e Saneamento estará promovendo na próxima quinta-feira (12), um Mutirão de Preventivo do Câncer de Colo do Útero. A ação é em alusão ao dia 8 de Março, que é comemorado o Dia Internacional da Mulher. Neste dia todas as Unidades de Saúde da Família (USF) estarão abertas em horário estendido até às 20h.

“Durante todo o dia 12 será feito coleta de preventivo em todas as unidades de saúde e disponibilizamos o atendimento até mais  para atender aquelas pessoas que trabalham e muitas vezes não podem faltar ao serviço para fazer o preventivo, então terão a oportunidade de fazer até às 20 horas”, explicou a coordenadora da Atenção Básica, Sandra Fávaro de Souza Badoco.

O que é o preventivo?

O exame preventivo do Câncer do Colo do Útero, é um teste realizado para detectar alterações nas células do colo do útero, este exame também pode ser chamado de esfregaço cervicovaginal e colpocitologia oncótica cervical. Esse exame é a principal estratégia para detectar lesões precocemente e fazer o diagnóstico da doença bem no início, antes que a mulher tenha sintomas.  

Quem deve e quando fazer o exame preventivo?

Toda mulher que tem ou já teve vida sexual deve submeter-se ao exame preventivo periódico, especialmente as que têm entre 25 e 59 anos. Inicialmente, o exame deve ser feito anualmente. Após dois exames seguidos (com um intervalo de um ano) apresentando resultado normal, o preventivo pode passar a ser feito a cada três anos.

O que fazer após o exame?

A mulher deve retornar  ao posto na data marcada para saber o resultado e receber instruções. Tão importante quanto realizar o exame é buscar o resultado e apresentá-lo ao médico.

Fonte: Assessoria de Imprensa

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here