Foto: Decom

O município de Sorriso conquistou 9,51 pontos naEscala Brasil Transparência, avaliação realizada pela Controladoria Geral da União (CGU). O ranking, divulgado na segunda-feira (15), avalia o cumprimento da Lei de Acesso à Informação (LAI) pelos estados e municípios brasileiros com mais de 50 mil habitantes.

De acordo com o levantamento, Sorriso teve nota maior que a média nacional, que é de 6,85, em relação aos demais municípios brasileiros, no que diz respeito aonível de transparência de informações. Com a pontuação, assumiu a segunda posição no ranking de transparência em Mato Grosso, ficando atrás somente de Sinop, que ocupa a 25ª posição, com 9,74 pontos.

Segundo o Controlador-Geral, Laércio Garcia, dos 26 itens analisados na metodologia empregada pela CGU, o Município atendeu 24, dentre informações relacionadas a transparência de receitas e despesas, estrutura administrativa, servidores públicos, acompanhamento de obras públicas, dentre outros quesitos. “Essa avaliação é uma ferramenta criada pela CGU para avaliar e monitorar a transparência pública dos estados e municípios. Esse resultado é muito positivo e demonstra que Sorriso vem implementando ações na promoção do acesso à informação”, diz.

O Secretário Municipal de Administração, Estevam Calvo, destaca que Sorriso apresentou significativa evolução no ranking nacional, em comparação com a edição de 2018. “Na última avaliação ocupamos o 703º lugar, com a nota de 4,86 pontos. Esse ano subimos 649º posições no ranking, ocupando a posição 54º lugar e a pontuação de 9,51. Um salto muito significativo para Sorriso”, confirma.

Para o prefeito Ari Lafin, a pontuação atingida por Sorriso foi excelente. “Um dos pilares de nossa gestão é a transparência. E isso se comprova com o resultado alcançado na avaliação realizada pela CGU”, destaca.

Autor: Assessoria de Imprensa

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here