Comitê de Enfrentamento e Prevenção ao Coronavírus em Sorriso- MT

A reunião do Comitê Municipal de Enfrentamento e Prevenção ao coronavírus em Sorriso, teve um dos seus principais debates desde que foi instituído, em 17 de março, pelo prefeito Ari Lafin.

A pauta da manhã desta sexta-feira (24), teve dois momentos: o primeiro a liberação das praças e áreas verdes da cidade, onde quase a totalidade dos integrantes com direito a voto, aprovaram o acompanhamento do decreto estadual 462 do Governo de Mato Grosso,e liberar os locais para voltarem a ser frequentados pela população, desde que, com as devidas precauções para evitar o contágio pelo novo coronavírus. Os locais poderão ser utilizados, desde que as pessoas respeitem o distanciamento 1,5 metros entre elas e fica proibido o acesso sem o uso de máscara de proteção.

O presidente do comitê Luis Fábio Marchioro, também colocou em discussão a retomada das aulas ou não. A polêmica tomou conta da reunião e quase todos os membros e representantes das escolas estaduais, municipais, particulares, representantes do Comércio e especialistas da saúde opinaram, divergindo em vários pontos.

Após uma hora e meia de alegações de todas as partes o presidente consultou a todos sobre a impossibilidade de votar simplesmente pelo “sim” ou “não” da abertura das escolas. “O assunto é muito importante e não conseguimos chegar em um consenso mínimo, por isso, entendemos que essa é uma decisão que eve ser estudada de uma maneira cautelosa. Então, criamos uma Câmara Temática com representantes dos diversos setores ligados a educação que deverão passar o fim de semana debatendo o assunto e na próxima semana deverão nos apresentar uma proposta para a apreciação d comitê instituições e sociedade organizada, para decidirem sobre a volta às aulas no município”, declarou Luis Fábio.

Para a Secretária de Educação de Sorriso, Lúcia Drescher, a decisão da volta as aulas, não cabe apenas à ela e sua equipe e sim a sociedade, uma vez que não pode assumir esse compromisso sozinha e respeita a opinião do comitê. “Até agora estamos sendo felizes por cada decisão tomada nesse comitê. Se chegamos até aqui com os números que se apresentam e nenhum caso de coronavírus é porque estamos no caminho certo”. Disse ela e ainda acrescentou: “Com a Câmara Temática, poderemos fazer um planejamento mais maduro e coerente e na próxima semana apresentaremos para o comitê e assim, poderemos discutir se as escolas estaduais, municipais e particulares, serão reabertas”, declarou a secretaria de Educação e Cultura na reunião realizada no Marco Zero.

Considerando que a Prefeitura do município recebeu na quarta (23) à tarde, do Ministério Público, uma recomendação para não voltar às aulas nas escolas do município. Portanto, a próxima reunião deverá ser realizada na próxima terça-feira (28) no mesmo local.

Texto: Elisa Galvan e fotos de Ney Fernandes

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here