Por conta dos planos de contingência, além do retorno às aulas presenciais nas escolas e Cemeis estar sendo de maneira gradual, o transporte escolar também está seguindo o sistema gradativo e escalonado.

Na zona urbana, algumas linhas iniciaram o transporte no último dia 08, com capacidade reduzida pela metade. Já o transporte no interior terá início na segunda-feira (22), seguindo a regra gradativa e escalonada. Ao todo, são 32 linhas que fazem o transporte na zona rural. “A preocupação com a saúde e a segurança vai além das salas de aula, abrangendo todo o transporte escolar. Estamos retornando aos poucos e respeitando todas as normas de biossegurança para frear a disseminação do vírus da Covid-19. Nos próximos dias, todas as linhas estarão rodando normalmente”, explica a titular da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec), Lúcia Drechsler.  

Ainda para garantir a saúde, a segurança e o conforto dos alunos no retorno às aulas, membros da Comissão de Fiscalização do Transporte Escolar, que integra o Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (PNATE), realizaram nesta manhã (19) a vistoria nos ônibus da frota terceirizada do município.  

Além dos 40 ônibus da frota própria, a Prefeitura, por meio da Semec, conta com mais 38 veículos terceirizados, por meio de processo licitatório, para realizar o transporte dos alunos que moram na rede rural do município.

Os ônibus, que estão estacionados no pátio da Secretaria Municipal de Transportes (Semtra), passaram por inspeção em que foram verificadas as condições de 40 itens de segurança. O procedimento é feito semestralmente, para garantir o ir e vir seguro dos alunos.

A secretária reforça que, enquanto o aluno não vai à escola presencialmente, recebe as atividades para fazer em casa, com apoio da família. “Para os alunos do interior, o material foi entregue na última quarta-feira. Estamos fazendo de forma bastante gradativa, possibilitando tornar mais seguro o retorno às salas de aula e o transporte dos alunos” finaliza Lúcia.

Autor: Assessoria de Imprensa

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here