Diversos países reforçam a partir desta segunda-feira (16), suas medidas de isolamento e bloqueio de fronteiras diante da disseminação do novo coronavírus (Covid-19).

Na América do Sul, Argentina, Peru e Colômbia já restringem a entrada de turistas, enquanto, na Europa, Portugal fechou a fronteira terrestre com a Espanha, o segundo país com mais casos da doença no continente (depois da Itália).

Nos Estados Unidos, Nova York e Los Angeles, as duas maiores cidades do país, anunciaram o fechamento de escolas e bares.

O governo da Holanda ordenou neste domingo o fechamento de todas as escolas, bares, restaurantes, “sex clubs” e espaços para fumar cannabis, como forma de tentar conter a propagação do novo coronavírus.

República do Congo anunciou o primeiro caso do novo coronavírus em seu território. A África é o continente menos afetado pela pandemia, com sete vítimas fatais em 280 casos, essencialmente no Egito e na região do Magreb (veja mais abaixo).

O Brasil vive uma explosão do surto: até este domingo (15), havia 200 casos confirmados pelo Ministério da Saúde no Brasil, número que tem subido exponencialmente, já que há dezenas de casos confirmados por hospitais particulares e secretarias estaduais de Saúde ainda não foram contabilizados.

Em mais um dia forte nervosismo no mercado, a Bolsa de Valores brasileira abriu em forte queda e teve que suspender as operações quando o Ibovespa, principal índice, tombou 12,53%.


Papa Francisco envia abraço virtual depois de fazer recitação do ‘Angelus’ via streaming — Foto: Vaticano via REUTERS

Trabalhadores vestindo macacões protetores são vistos em um centro de exposições convertido em um local para examinar chegadas do exterior em Pequim, na China, neste domingo (15). Quem chegar do exterior ao país será transferido e ficará por 14 dias nas instalações para quarentena — Foto: Ng Han Guan/AP

Uma mulher caminha em frente à vitrine de uma loja em Pequim, neste domingo (15). A China intensificou controles sobre viajantes internacionais no aeroporto de Pequim e disse que colocará em quarentena todos que chegarem à capital do país — Foto: Nh Han Guan/AP

A cartunista espanhola Maria del Rosario “Chary” fecha sua barraca após a polícia pedir para ela deixar a praça Mayor no centro de Madri, na Espanha, neste domingo (15). A Espanha acordou no seu primeiro dia de quarentena em todo o país depois que o governo declarou um estado de emergência de duas semanas devido a epidemia do novo coronavírus — Foto: Bernat Armangue/AP

Uma mulher utilizando uma máscara de proteção caminha perto do Arco do Triunfo, em Paris, na França, neste domingo (15) — Foto: Gonzalo Fuentes/Reuters

Fonte: G1 e El Pais – São Paulo , Brasília , Madri – 16 de Março

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here