Foi apresentado durante a 10ª sessão ordinária a Indicação 231/2020 que destaca sobre a necessidade de estudo de viabilidade para implantação do Programa Social “Creche da Terceira Idade”, no município de Sorriso.
Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), o Brasil será o sexto país mais envelhecido no mundo até 2025. No ano citado, a população projetada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), será de 219.346.505 habitantes, dos quais 30.265.658 estarão na faixa etária acima de 60 anos, à frente das Filipinas e México. “Essa mudança no perfil populacional do país requer a atenção do poder público, que deve oferecer uma rede de serviços sócio assistencial especializados de proteção social especial de média complexidade no contexto nacional, estadual e municipal. Por isso, a importância da creche”.
As pessoas idosas requerem cuidados cujas famílias, muitas vezes, não lhes podem oferecer. É cada vez mais comum a situação de idosos semi-dependentes que permanecem sozinhos, enquanto filhos, netos e parentes tem que deixar suas casas para trabalharem ou estudarem.
Com as mudanças que vêm ocorrendo na sociedade contemporânea, percebemos a ênfase atual no termo creche para idosos, designando um espaço onde o idoso é respeitado em sua singularidade, cuidado e pode realizar várias atividades educativas e artísticas em um mesmo lugar.
O Programa Social Creches da Terceira Idade poderá ser em forma de parcerias entre a Prefeitura Municipal e empresas privadas através de convênios, a fim de aprimorar a qualidade dos serviços prestados e ao mesmo tempo aumentar o número de atendimentos.
Além de entreter, também promover o envelhecimento saudável com desenvolvimento cognitivo, empoderando os idosos, que em geral, ficam à mercê da televisão. Isso deprime, e a depressão nessa idade é perigosa. Mata. A socialização é a coisa mais importante para eles.
Além da vereadora Professora Marisa autora da indicação a propositura é assinada pelos vereadores Bruno Delgado, Claudio Oliveira, Mauricio Gomes, Professora Silvana e Wanderley Paulo.
Assessoria