A quarta-feira (12), véspera do aniversário de 35 anos de Sorriso, começa com a assinatura da ordem de serviço para revitalizar mais um lote de ruas e avenidas do Município. O documento, que representa o “pode começar” para a empresa que venceu a licitação do processo, será assinado às 8h30, no gabinete do prefeito de Sorriso, Ari Lafin.

Neste novo lote, serão revitalizadas com Microrrevestimento Asfáltico a Frio (MRAF) ruas e avenidas do Jardim Aurora, Jardim Europa e Morada do Sol. Também estão inclusas neste novo pacote algumas vias em pontos isolados. Ao todo, 127.184,50 m² de vias devem receber o revestimento, com um investimento de R$ 1.363.884,23 em recursos próprios.

No comecinho de abril, foi iniciado o processo de recapeamento de várias ruas e avenidas do Taiamã, Parque Universitário e algumas da região central, também por meio de licitação. No pacote de abril, o material utilizado foi o Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ), com um investimento de R$ 1.032.958,60 e o atendimento de uma área de 31.776,50 m².

A definição de qual material será utilizado em determinado ponto leva em consideração uma série de fatores. A engenheira civil Cassiane Pelizzaro Claus, que integra os quadros da Secretaria Municipal da Cidade (Semcid), explica que o MRAF apresenta bom resultado quando o objetivo é rejuvenescer o asfalto que  apresenta desgaste natural. “Já quando os danos são mais severos e há a necessidade de recompor o pavimento, deve ser usado o CBUQ”.

“Vamos mapeando de maneira constante estes pontos e listamos as regiões que demandam as intervenções de acordo com a característica do asfalto, sempre buscando aliar a economicidade à eficiência”, destaca o titular da Semcid, Ednilson Oliveira.

Ao mesmo em tempo que a Semcid coordena e fiscaliza as ações que são executadas por meio de licitação, em outra frente de trabalho, a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), com equipe própria, também aplica o MRAF.

“Buscamos unir as duas formas de trabalho para poder avançar com mais agilidade no processo de manutenção das vias”, comenta Milton Geller, que comanda a Semosp. Seja com MRAF ou CBUQ, depois de devidamente revitalizadas, as vias são sinalizadas pela equipe da Secretaria Municipal de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil (Semsep).

“Nosso trabalho é constante para criar novas estruturas, mas sem descuidar do que já temos, com zelo com os recursos públicos e a busca de sempre fazer mais, gastando menos”, comenta o prefeito, reforçando que, neste caso da manutenção do asfalto especificamente, a segurança é fator determinante. “Asfalto bom e bem sinalizado, aliado a condutores responsáveis significa um avanço e tanto para um trânsito mais seguro”, reforça.

Da Assessoria

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here