Em Sorriso: Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.

Uma tempestade de poeira atingiu parte do interior de São Paulo e Minas Gerais e fez o dia virar noite neste domingo, 26. As cidades de Franca, Presidente Prudente, Jales, Araçatuba e Barretos presenciaram o fenômeno. De acordo com a Defesa Civil, por causa da falta de chuva, o solo estava seco na região e fortes rajadas de vento a quase 100 km/h fizeram com que a poeira se levantasse.

Para esta semana, a chuva forte retorna ao Sul e aumenta a umidade do solo no Paraná. A gangorra da chuva retorna ao Sul nesta semana com chuva frequente sobre o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

Nos dois primeiros estados, a chuva deve manter elevada a umidade do solo e lento o ritmo dos trabalhos de campo, isso sem contar com o aumento do nível do rio Uruguai. Já no Paraná, a chuva prevista para o próximo sábado, passando dos 70 milímetros em alguns municípios do oeste do Estado, ajudará a aumentar de forma considerável a umidade do solo e impulsionará o plantio de soja nesta região do Paraná. Vale salientar que no norte do Paraná, a chuva ainda virá de forma irregular e a umidade do solo permanecerá baixa.

No Sudeste, Centro-Oeste e Norte, a chuva será mais irregular e o calor aumenta nos próximos dias. Apenas a partir do domingo, 3 de outubro, voltará a chover mais intensamente, mas a tendência é de que as precipitações mais fortes sejam costeiras.

Isso significa que a precipitação de boa parte da semana que vem terá características semelhantes às observadas no último fim de semana no interior do Brasil: será irregular e não vai permitir um grande aumento da umidade do solo. Apenas no decorrer do dia 20 é que previsões mais estendidas indicam chuva mais intensa e abrangente especialmente sobre o Sudeste, Centro-Oeste e norte do Paraná.

Canal Rural

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here