Organizar a fila de espera e de prioridade para a imunização contra a Covid-19. É trabalhando nesse sentido que a Prefeitura Municipal de Sorriso disponibilizou hoje (09) um pré-cadastro online para a vacinação de idosos e de profissionais da saúde. O secretário de Saúde e Saneamento, Luís Fábio Marchioro, pontua que inserir o nome no cadastro online não equivale a agendamento ou garantia para a imunização. “Não se trata de agendamento. Esse pré-cadastro tem como objetivo organizar as filas e prioridades na distribuição das vacinas que estão sendo fornecidas pelo Ministério da Saúde e seguirá o cronograma de entrega de doses”, explica Marchioro.

Assim que o cidadão acessa o site da Prefeitura, o https://site.sorriso.mt.gov.br/ , abre o banner para o cadastro, basta que a pessoa entre no banner para ter acesso ao pré-cadastro que já está dividido para idosos e profissionais da saúde. Marchioro salienta que idosos a partir de 60 anos podem realizar o cadastro; já em relação aos profissionais da saúde, a recomendação é que realizem o cadastro somente o profissional que tenha contato direto com pacientes. Para o pré-cadastro é solicitado que o profissional de saúde preencha uma declaração de vínculo empregatício, comprovando assim sua atuação.

O secretário destaca que conforme os cadastros forem recebidos, todos serão analisados por equipe técnica para comprovar situações como área de residência, no caso dos idosos e de atuação na área da saúde, em se tratando de profissionais. “Lembramos que a priorização será por idade, dessa forma, serão vacinadas antes os idosos em faixa etária de 90 anos, depois 80, 70 até os 60 anos. Essa ordem sequencial também será seguida ao imunizarmos os profissionais da saúde: sempre os mais velhos antes”, frisa.  Desde o início da manhã até o momento, cerca de 300 pessoas já realizaram o cadastro.

Outras formas de cadastrar

Para quem não tem acesso à internet, Marchioro recomenda que procure a Unidade de Saúde da Família mais próxima de sua residência ou a Agente Comunitária de Saúde (ACS) responsável pela sua área. Outra opção ainda é ligar no 150 . “No caso de idosos o cadastro pode ser feito pelo 150; profissionais de saúde não há como porque há necessidade de comprovar o vínculo empregatício”, pontua o secretário. Qualquer dúvida em relação ao cadastro também pode ser esclarecida pelo 150.

Marchioro salienta ainda que a Câmara de Vereadores também se colocou à disposição para a realização do pré-cadastro online. Assim, quem não tem acesso à internet pode procurar a Câmara de Vereadores na Avenida Porto Alegre ou então a Sala do Cidadão no São Domingos. “Agradecemos ao presidente da Casa, Leandro Damiani e aos demais vereadores pelo apoio”, diz o secretário.

Novas doses

Conforme Marchioro, amanhã (10), deve chegar ao município a segunda leva das doses da vacina Coronavac para ser aplicada em quem recebeu a primeira dose em janeiro. Também devem ser enviadas algumas doses do imunizante AstraZeneca que serão aplicadas seguindo as prioridades elencadas pelo Ministério da Saúde.

“Pedimos à população que procure sempre se informar, que se imunize também contra as fakenews. Ainda temos muitas pessoas com medo de vacinar, acreditando em informações distorcidas; é preciso ficar claro que a segurança da vacinação já foi atestada por estudos de eficácia realizados tanto no Brasil como no país de origem; aliás, o mundo cientifico está voltado para garantir a eficácia e segurança da vacina”, finaliza.

Autor: Assessoria de Imprensa

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here