O prefeito de Sorriso, Ari Lafin, reuniu-se nesta manhã (20) com representantes da concessionária de energia Energisa para discutir, entre outros assuntos, a questão das podas de árvores no município. Lafin solicitou que a empresa faça os cortes acompanhando o Calendário de Limpeza Urbana e que, sempre que possível, evite as podas drásticas.
“Sabemos que existem situações de risco iminente de acidentes e danos, como galhos encostando na fiação, ou sobre a rede elétrica ameaçando rompê-la, e que necessitam de cortes. Mas estamos sentando com os representantes da Energisa para que façamos um trabalho de prevenção para evitar as podas drásticas”, explica o prefeito.
Entre as alternativas sugeridas em reunião, juntamente com técnicos das secretarias de Obras e Serviços Públicos e da Cidade, e representantes do Núcleo Integrado de Fiscalização (NIF) da Prefeitura, está uma parceria entre o Poder Executivo e a Energisa na orientação das empresas e autônomos que realizam as podas para que façam um tipo de corte linear, como medida preventiva, para evitar que as árvores alcancem a rede elétrica.
“Nos novos bairros, a legislação municipal prevê que não se plante árvores de grande porte próximas à rede elétrica, extrapolando os limites de segurança permitidos. Mas na parte mais antiga da cidade ainda há arvores que geram inúmeros perigos para a população, por isso buscamos alternativas, em conjunto à concessionária de energia, para que não haja comprometimento no fornecimento de energia elétrica para hospitais, redes de abastecimento de água, escolas e residências”, ressalta Lafin.
Outro assunto discutido na reunião, na qual estiveram presentes o Gestor de Clientes da Energisa, Elizeu Nascimento, o Coordenador de Construção e Manutenção da empresa, Gleison Pereira dos Santos, e o Supervisor de Operação, Célio Sousa, foi a destinação final dos galhos gerados com as podas.
“Apesar da poda e remoção de árvores serem consideradas de responsabilidade dos proprietários dos terrenos, a Energisa costuma prestar este serviço em locais em que a arborização corre o risco de comprometer a rede elétrica de energia. É um trabalho de interesse nosso que visa evitar problemas com quedas de árvore sobre os fios”, frisa o Supervisor de Operação da Energisa, Célio Sousa.
Célio explica que a equipe da concessionária busca dar a destinação correta aos resíduos e, sempre que possível, acompanha o Calendário de Limpeza Urbana da Prefeitura de Sorriso para que os galhos sejam levados pela equipe da Administração Municipal. “Nosso objetivo é garantir segurança à população e vamos continuar com essa parceria com a Prefeitura visando realizar nosso trabalho de uma forma que não interfira no paisagismo e limpeza de Sorriso”.
Como resultado efetivo da reunião, uma comissão de trabalho foi formada e deverá contar com representantes da Prefeitura, Câmara de Vereadores, Energisa e sociedade organizada e deverá fazer, além das ações citadas, o mapeamento das árvores que apresentam perigo de risco real à população.
cataflam arimidex dosering The study would evaluate potential risks such as groundwater and surface water contamination, greenhouse gas emissions, local air pollution, seismic impacts, and effects on wildlife, native plants and habitat how effective is propecia