A ivermectina é indicada para o tratamento de várias condições causadas por vermes ou parasitas.

Do mesmo modo como aconteceu com a hidroxicloroquina no início da pandemia do novo coronavírus, a indicação de ivermectina para o tratamento inicial da covid-19 tem causado uma corrida desenfreada para as farmácias de Cuiabá em busca do remédio. O GD contatou farmácias nos principais pontos da cidade e constatou que a busca pelo remédio cresceu significativamente nesta semana.

Em uma das unidades da Farmácia Pague Menos, localizada na avenida Historiador Rubens de Mendonça, clientes chegam a comprar até 10 caixas do remédio, cujo preço varia de R$ 7 a R$ 35 reais. “As pessoas têm buscado incansavelmente. Tem gente que está pedindo 10 caixas, 5 caixas, mas agora limitamos a duas caixas por pessoa. É um remédio usado para combater piolho, mas se colocarmos 200 caixas a venda num dia, vendemos todas”, comenta a atendente que prefere não ser identificada.

Além da ivermectina, ela conta que a procura se direciona a tudo o que promete aumentar a imunidade e que sente o reflexo nas vendas a cada novo boato que surge. Entre os medicamentos procurados estão a vitamina c, zinco, dexametazona, vitamina D, imunoglucan e azitromicina.

Na Biológica Farmácia de Manipulação, localizada na avenida Isaac Póvoas, há três dias 80% das vendas são de ivermectina. O remédio é produzido apenas com receita médica e o preço depende muito da quantidade e concentração solicitada. Um único cliente chegou a adquirir 150 cápsulas do remédio, alegando que seria distribuído para toda a família.

Na unidade da Drogasil, também localizada na avenida Isaac Póvoas, o remédio está em falta por conta de um problema de distribuição, mas a todo momento entram clientes perguntando pelo remédio e relatando que o mesmo já está em falta em outras farmácias.

Ainda não há nenhum posicionamento oficial da Organização Mundial de Saúde (OMS) ou Ministério da Saúde sobre a eficácia do remédio no combate ao novo coronavírus.

A ivermectina é indicada para o tratamento de várias condições causadas por vermes ou parasitas. Estudos demonstram que a ivermectina funciona no tratamento das seguintes infecções: estrongiloidíase intestinal: causada por um parasita denominado Strongyloides stercoralis; Oncocercose: causada por um parasita denominado Onchocerca volvulus; Filariose (elefantíase): causada pelo parasita Wuchereria bancrofti; Ascaridíase (lombriga): causada pelo parasita Ascaris lumbricóides; Escabiose (sarna): causada pelo ácaro Sarcoptes scabiei; e Pediculose (piolho): causada pelo ácaro Pediculus humanus capitis.

Gazeta Digital

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here