O novo técnico do Cuiabá, Marcelo Chamusca, foi apresentado oficialmente e chegou dando ênfase para a melhora na parte mental da equipe, que não vence há cinco jogos na Série B do Campeonato Brasileiro. Logo após a entrevista coletiva, o treinador comandou um único treino antes da sua estreia nesta quinta-feira diante do Guarani, na Arena Pantanal.

– Eu chego em um momento em relação a sequência dos jogos, dos resultados, que fez com que a equipe perdesse algumas posições. Meu trabalho agora é fazer a equipe voltar a vencer. Nosso campeonato nesse momento é o Guarani, que é nosso próximo adversário. Nesse momento a gente precisa investir muito no crescimento e melhora da autoestima dos jogadores. A questão mental, já que viemos em uma sequência dura, desgastante fisicamente e mentalmente. No jogo contra o Guarani já esperamos ter uma resposta positiva de comportamento, de performance, de entrega, e que a gente volte a vencer – destacou Chamusca.

Chamusca foi apresentado pelo vice-presidente do Cuiabá, Cristiano Dresch. As duas partes acertaram o contrato no sábado, e na segunda-feira, o novo treinador esteve com a equipe na Ilha do Retiro, na derrota para o Sport.

– Eu tive uma impressão muito positiva da equipe. Estudei os números e nós tivemos aspectos muito interessantes. Finalizamos mais que o adversário, tivemos mais posse de bola. Porém, o adversário conseguiu ser mais efetivos que nós, em momentos que estávamos melhor, eles fizeram os dois gols. Eu vi entrega, um bom espírito, vi um vestiário muito participativo, mas triste e cabisbaixo, que é normal pela sequência de derrotas – disse o novo técnico.

Sobre a partida diante do Guarani, pela 30ª rodada da Série B do Brasileiro, que será nesta quinta-feira, na Arena Pantanal, às 20h30 (de MT), Chamusca assumiu que ainda não conseguirá colocar a sua filosofia de jogo.

– Provavelmente não vou repetir formação porque tem suspensão, vamos precisar fazer troca. Temos que ressaltar que os atletas ainda estão em recuperação porque não tem nem 48h do jogo de segunda-feira contra o Sport. Não posso inventar muito, criar muito perspectivas. Então a tendência é mantermos o que vinha sendo feito, pontuando algumas situações que eu acredito serem conceituais.

Veja mais partes da entrevista coletiva do Chamusca:

Sobre o Guarani
Eu acabei de enfrentar o Guarani, então eu tenho um conhecimento de parte tática, de posicionamento, de característica individual e nessa parte eu vou poder agregar e passar para os jogadores um pouco para que possamos firmar uma equipe pra iniciar o jogo. Mas com pouquíssimas alterações no sentido tático do jogo, até porque eu não tenho tempo hábil para fazer muita coisa.

Mais efetividade
Pra ganhar jogo tem que fazer gol, pra fazer gol vamos precisar, não apresentar números melhores, porque os números não são ruins. A gente tem que ser mais eficientes, eficientes nas criações das oportunidades e principalmente na hora de empurrar a bola no último momento para dentro do gol, que é isso que define o resultado final do jogo. Esse é um trabalho que a comissão técnica vai ter que fazer. Porque como estou enaltecendo os números, os números dizem que o time faz pouco gol. Eu vou precisar trabalhar esse aspecto na equipe. Eu também não posso desvalorizar as coisas positivas que foram feitas. Eu tô tentando valorizar essas coisas positivas e tentar fazer com que a equipe tenha mais eficiência pra que a gente possa juntar os números e ter o resultado final.

Atitudes na sequência
Se precisar mudar e colocar atletas com o tanque cheio, com combustível, isso vai ser feito. Dentro das análises que entendermos. Nosso compromisso é com o clube, com os resultados. O clube precisa voltar a vencer e eu farei qualquer coisa, dentro das minhas possibilidades, para que o clube volte a ter os resultados que em algum momento da competição eles aconteceram. Onde foi que a gente se perdeu? Essa é minha tarefa aqui agora.

Sobre o elenco
Não temos mais tempo e nem condições de escrever nenhum jogador, então esses jogadores que estão aqui são os melhores jogadores, porque eles que vão trazer os resultados dentro do campo e eles já mostraram que tem capacidade pra fazer isso.

Por Olímpio Vasconcelos


1 COMMENT

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here