Ex-secretário de saúde de Cuiabá, Huark Douglas Correia, foi preso suspeito de desvio na Saúde — Foto: Luiz Gonzaga Neto/TV Centro América

O ex-secretário de Saúde de Cuiabá, Huark Douglas Correia, e os médicos Fábio Liberali Weissheimer e Luciano Correia Ribeiro, suspeitos de desvio de recursos na Saúde, foram soltos e passam a ser monitorados por tornozeleira eletrônica.

Huark confessou envolvimento em um esquema de desvio de recursos da secretaria, em processos de licitação do Hospital São Benedito. A soltura foi determinada na sexta-feira (3) pela juíza Ana Cristina Silva Mendes.

O ex-secretário se comprometeu a colaborar com as investigações. Com isso, a juíza decidiu pela soltura dele e dos outros dois médicos.

“As empresas participantes eram todas de propriedades dos embargados. No curso da execução do respectivo contrato houve pagamento mensal de vantagem indevida a agentes públicos “, diz trecho da decisão.

Os investigados terão que cumprir medidas cautelares, como não se ausentar de Cuiabá, terem o passaporte retido, não comunicarem entre si, nem com outros agentes públicos, não frequentar órgãos da administração pública, comparecer a todos os atos do processo e uso de equipamento de monitoração eletrônica.

O ex-secretário estava preso desde o dia 30 de março.

Ele e outras seis pessoas foram detidas durante a segunda fase da Operação Sangria, que apura fraudes em licitação, organização criminosa e corrupção ativa e passiva, referente a condutas ilícitas praticadas por médicos, funcionários públicos e outros, por meio de contratos vinculados às secretarias estadual e municipal de Saúde com as empresas usadas pela organização.

Segundo a apuração, a organização mantinha influência dentro da administração pública, no sentido de desclassificar concorrentes, para que ao final, apenas empresas pertencentes a eles (Proclin/Qualycare) pudessem atuar livremente no mercado.

O caso é conduzido pela Delegacia Especializada em Crimes Fazendários e Contra a Administração Pública (Defaz).

Por G1 MT

2 COMMENTS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here