Desde o início do ano até o último dia 30, Mato Grosso registrou 125 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), sendo 13 casos de influenza – 11 para o tipo H1N1, e duas para influenza tipo B. Do total, seis pessoas morreram em decorrência do vírus.

Os dados estão no último informe epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES). Dos 125 casos, 56 foram descartados e outros 56 estão sob investigações.

Cuiabá registrou o maior número de pessoas que morreram vítimas do vírus. Dos quatro casos de H1N1, dois evoluíram para óbito. Em Água Boa, Bom Jesus do Araguaia e Várzea Grande foram registrados uma morte para cada cidade.

Uma morte de influenza B foi registrada em Cuiabá.

O Informe epidemiológico lista 10 mortes que ainda não foi especificado o tipo de Síndrome Respiratória Aguda Grave. Um óbito ainda está sendo investigado.

Últimos casos

No último mês, dois casos de H1N1 foram registrados em Rondonópolis. Um homem de 64 anos, morreu na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), do município, com sintomas parecidos com os da doença.

Depois, uma mulher morreu na Santa Casa de Misericórdia de Rondonópolis sob a suspeita de ter contraído H1N1. A Secretaria de Estado de Saúde (SES), por meio da Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica, informa que apura os casos.

Vacinação

Oitenta municípios de Mato Grosso conseguiram atingir a meta de vacinação contra a gripe, que nesta campanha é de 90% do público-alvo. Os municípios de grande concentração populacional como Várzea Grande, Rondonópolis, Lucas do Rio Verde, Primavera do Leste, Campo Verde e Jaciara estão entre as cidades do Estado que conseguiram cumprir a meta de vacinação.

Em todo o Estado, os dados fechados na última sexta-feira (31), apontam que a cobertura vacinal atingiu 87,74%.

Estavam elencados entre os prioritários para receber a vacina trabalhadores da saúde, povos indígenas, gestantes e mulheres até 45 dias após o parto, idosos, professores de escolas públicas privadas, pessoas com doenças crônicas ou imunidade baixa, jovens sob medidas socioeducativas, funcionários do sistema prisional, pessoas privadas de liberdade, profissionais das forças de segurança e salvamento e crianças de até 5 anos de idade.

Nova oportunidade

O Ministério da Saúde divulgou a prorrogação da campanha de vacinação e a ampliação do público. Agora, toda a população terá a oportunidade de se vacinar contra a influenza, enquanto durarem os estoques da vacina. No Município de Sorriso as vacinas já se esgotaram.

Um dos objetivos do ministério com a medida é o não desperdício da vacina nas localidades que não conseguiram atingir a meta. (Com informações da assessoria da SES)

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here