Próximo do início do inverno, o secretário de Saúde Gilberto Figueiredo confirmou nesta sexta-feira (22) que com a chegada dessa estação, os casos de Covid-19 da região Centro-Oeste irão aumentar. Esse assunto foi tratado em uma reunião com o ministro da Saúde interino, Eduardo Pazzuello, e acendeu novamente o alerta para os secretários que participaram da sessão via video conferência.
Por conta disso, Gilberto Figueiredo voltou a criticar a flexibilização do comércio e disse que os casos tendem a aumentar devido a essa medida das prefeituas. “Desde o início da pandemia está claro que são medidas dos prefeitos essas flexibilização. Municípios que flexibilizam demais acabam tendo mais casos. Há 30 dias tinhamos 60% do indice de isolamento. Hoje tem município que tem 38%. Quanto mais circulação, maior é o número de óbitos”, comentou o secretário.
Sobre o aumento de vítimas com comorbidades, o secretário de Saúde confirma que o isolamento é o melhor método de prevenção, principalmente para quem tem doenças pré-existentes.
“Já deu pra perceber que pessoas com doenças pré-existentes são as principais vítimas. Essas pessoas principalmente precisam estar em isolamento. Em alguns municípios isso não está acontecendo. Parece que a população não acredita na pandemia”, comentou.
O que deixou o secretário em alerta são os números que estão subindo para mais de 100 casos por dia em Mato Grosso. Um dos motivos de aumento será o frio. “Já debatemos isso aqui. O frio aumenta casos de Síndrome Respiratória Aguda. E isso também pode causar maior número de infectados com o coronavírus”, concluiu.
Autor: Olhar Direto